Cobertura PADARIA 2000 GRAN CHEFS 2018 - Parte 02
O Concurso GRAN CHEFS 2018 reafirma nossa crença de que o mercado ainda pode crescer muito, tendo como responsáveis brilhantes profissionais de norte a sul do país
GRANDIOSAS CRIAÇÕES
O ano de 2018 já seria inesquecível pela celebração do nosso Jubileu de Prata, mas o que o tornou ainda mais especial foi o fato de que, nos últimos 10 meses, o Centro Técnico do DAT 2000 (Departamento de Assistência Técnica ao Assinante) recebeu profissionais extremamente talentosos. O que se confirmou, com primor, nas Finais do Concurso GRAN CHEFS 2018. Os 37 profissionais que participaram das Finais de Confeitaria (Doces e Sobremesas | Bolos e Tortas) e de Panificação (Pães sem Recheio | Pães com Recheio) nos surpreenderam com sua criatividade aliada às mais variadas técnicas de preparos, formatos, cores, misturas de sabores e texturas, inserindo suas referências regionais e trazendo ainda mais das suas impressões digitais em receitas autorais e repletas de personalidade. Um grande acontecimento como este foi possível também graças ao apoio da BUNGE responsável pela Curadoria de Confeitaria, e da IREKS Curadora de Panificação. Importantes marcas em seus segmentos e que trouxeram ainda mais credibilidade à chancela de qualidade no reconhecimento do trabalho dos finalistas. Inclusive, as empresas receberam as receitas sem os nomes dos concorrentes para serem avaliadas, tornando a seleção ainda mais imparcial.
PARCERIAS QUE TRANSFORMAM O MERCADO - O Concurso GRAN CHEFS 2018 foi realizado graças ao apoio de grandes marcas do setor ficando o agradecimento da Revista PADARIA 2000 às empresas: BUNGE, IREKS, Prática, CIMAPI, GRAN CHEF, PRIS Embalagens, LESAFFRE, Avental & CIA e Linha daBella
Bolos e Tortas
Na sequência tivemos um doce 4 de outubro com a Final de Bolos e Tortas, com os entremets aparecendo na maioria das receitas. Um com ares rurais; outro homenageando a cidade de Coimbra; um preparo inusitado com cenoura; outra com baunilha, amora e cappuccino; além de um que solidificou as referências do clássico drinque Espanhola. Ainda tiveram uma torta de maçã recheada de sabores, uma apaixonante torta rústica e outra torta esplêndida com anis estrelado. Difícil missão para a avalição dos jurados. Roger do Vale acompanhou novamente os preparos e o que mais o chamou a atenção foi a organização dos competidores, que vieram focados no que queriam fazer sem ter havido desperdício de receita.
Jurados
Luiz Farias, Chef Executivo da Academia Bunge e eleito Melhor Chef Pâtissier do Mundo pela IUBC, engrandeceu a mesa de júri e o que o chamou a atenção foi ver como todos pensaram para fazer a receita. As receitas tinham textura, massa, recheio, base, cobertura e acabamento. A confeitaria é isso: peso e medida transformados em arte. E ficou difícil para o nosso trabalho, resumiu. Rafael Barros salientou que os competidores são o futuro da confeitaria no país. Às vezes temos surpresas quando vamos degustar, encontrando sabores com os quais não estamos acostumados. Então tivemos surpresas boas, concluiu. Ligia Franceschi estava encantada com os preparos dessa nova geração de profissionais e ficou surpresa em ver preparos não tão doces. As sobremesas não tinham tanto açúcar e conseguimos sentir mais o sabor. Talvez tenha sido o que mais me encantou aqui, pontuou. Giuliana Cupini, que já foi competidora, orientou aos participantes que aproveitassem a ocasião para seu aprendizado vendo outras técnicas e outras culturas. Sei o friozinho na barriga que estão sentindo. Então só de estarem aí realmente já merecem os parabéns pela coragem de se expor e até errar, concluiu. Completando a mesa, Fabrice Le Nud frisou que o trabalho dos confeiteiros também deve acompanhar as estações do ano. Por essa razão, gostou de ver flores decorando algumas produções, bem como destacou a importância do frescor nos produtos lembrando que a Final ocorreu em meio à primavera. Nenhum competidor está fora do páreo aqui, afirmou.
FINALISTAS BOLOS E TORTAS
Cleudimar Lima de Souza (o Peu) de São Paulo (SP) com a receita Entremet Coimbra; Edson da Silva Israel de Pouso Alegre (MG) com a receita Entremet Espanhola; Eduardo Coelho Leite de Chapecó (SC) com a receita Tarte Passion; Elcias de Brito Ribeiro de Curitiba (PR) com a receita Torta de Maçã com Crumble de Coco e Mousse de Passas Ao Rhum; Felipe Luis Oliveira Fernandes de Brasília (DF) com a receita Entremet da Roça; José Braz Dias Leite de Contagem (MG) com a receita Splendido; Lucas Marlon Costa de Contagem (MG) com a receita Entremet Cenoura com Laranja e Café e Thais Freitas de Lima de São Paulo (SP) com a receita Entremet de Baunilha, Amora e Cappuccino
-----
A Matéria Completa você encontra na Edição 223 da Revista PADARIA 2000.
Para Assinar, acesse www.padaria2000.com.br/assine-a-padaria2000 ou Ligue para (11) 3641-0009 (de 2º a 6º das 08h00 às 18h00).
Fonte: Reportagem PADARIA 2000 - Renan Geishofer
Compartilhe
Aviso Legal
Todo conteúdo produzido e elaborado pela Revista PADARIA 2000, incluindo vídeos, receitas, reportagens, fotos e textos destinam-se única e exclusivamente a seus associados. Fica expressamente proibido o uso indevido desde conteúdo, no todo ou em partes, sem a devida autorização dos detentores dos direitos autorais.